sábado, 21 de novembro de 2009

Buritama participou de Encontro Estadual do "Pacto das Águas"

Buritama é uma das 580 cidades paulistas que já aderiram ao “Pacto das Águas”, uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo que pretende envolver todos os municípios e órgãos ambientais paulistas na luta pelo respeito às políticas públicas de meio ambiente, recursos hídricos e saneamento.
Na quinta-feira, dia 19, o Diretor Executivo do SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama), André Luiz Severino da Silva, participou do encontro estadual do “Pacto das Águas”, em Itu. Dentre as autoridades estavam presentes o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, 64 prefeitos de todo estado de São Paulo e a secretária estadual de Assistência Social e Desenvolvimento, Rita Passos.
“Em 2009 Buritama foi umas das cidades que mais se preocuparam com a questão ambiental. A adesão ao Pacto das Águas tem características parecidas do movimento que já acontece em nosso município”, afirmou André Severino. Participaram também do evento o responsável pelo setor Meio Ambiente do SAAEMB, Ettore Zanin e a engenheira agrônoma Mirele Vinhas Voltolini.
O município que assina o Pacto das Águas se compromete a fazer um diagnóstico dos recursos hídricos de seu entorno e das condições de saneamento, traçar metas e colocar em prática um plano de ação. Todo o trabalho é orientado pelo governo do Estado.
Mais de 500 pessoas participaram do evento em Itu, entre políticos e representantes de consórcios intermunicipais e comitês de bacias hidrográficas. O movimento é uma das ações do governo estadual para atender os preceitos e demandas contidos no documento intitulado “Consenso de Istanbul sobre Água”, a serem alcançados até 2012. Outra importante medida política foi a aprovação, no dia 9 de novembro, da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), que tem o objetivo de reduzir 20% da emissão de gases de efeito estufa até o ano de 2020.
Os paulistas estão se preparando para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP-15), em Copenhague, o mais importante fórum mundial de negociação entre países. “Buritama está fazendo sua parte”, disse Ettore Zanin.

sábado, 14 de novembro de 2009

SAAEMB troca tubulação em trecho da rua Chaim Elias

Depois de trocar a tubulação de trechos desgastados da rua Presciliano Pinto de Almeida, o SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente), substituiu em parceria com o Governo do Município, a rede de distribuição de água na rua Chaim Elias, trecho próximo a Gleba 2.
De acordo com o diretor-executivo, André Luiz Severino da Silva, a troca da tubulação acontece em ruas com desgaste no asfalto, porém informou que a intenção é substituir toda a rede de amianto por PVC, material mais resistente. “O amianto é um material ultrapassado e com a troca vamos economizar com a manutenção, já que diariamente os canos se rompem prejudicando o abastecimento da cidade”, comenta.
André reforçou que a substituição de toda a rede trará economia para o município, já que quase 70% da tubulação do município é de amianto, sendo comum haver rompimento, além de ser necessário interromper o abastecimento de água para realizar as manutenções necessárias. “As famílias acabam ficando sem o fornecimento de água e, devido à quebra de canos, o asfalto fica todo remendado”, disse.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

SAAEMB promove "Show de Prêmios" em dezembro

O SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Buritama) promove a campanha “Show de Prêmios” para incentivar o pagamento de tarifas de água. A estratégia adotada pelo diretor-executivo da autarquia, André Luiz Severino da Silva, busca estimular a adimplência. Serão sorteados seis prêmios no dia 31 de dezembro: bicicleta, DVD, tostadeira, celular, liquidificador e ventilador.
Conforme o diretor André Severino, o SAAEMB busca com o sorteio aumentar a arrecadação da autarquia. “Buscamos com o sorteio dos brindes aumentar a arrecadação financeira da autarquia, o sorteio só será válido para os usuários que estiverem com suas contas de água em dia”, afirma.
Pelos critérios previstos, o contribuinte receberá o cupom assim que comprovar o pagamento das tarifas através de uma pesquisa interna realizada pelo departamento administrativo da autarquia. É entregue apenas um cupom para cada imóvel. O morador deve apresentar a conta de água quitada para a comprovação no setor e deve estar em dia com suas tarifas de água até o mês de novembro. Ao receber o cupom, o contribuinte deve preenchê-lo e depositá-lo numa urna no SAAEMB.
Esse ano a autarquia recorre à distribuição de prêmios para aumentar a arrecadação da tarifa municipal. A estratégia visa também reduzir o índice anual de inadimplência existente com a autarquia, estimada em 30%. O débito total do município com a tarifa de água ultrapassa R$ 500 mil.
“Será uma grande incentivo àqueles que pagam suas faturas de água em dia. O SAAEMB estará aguardando a população que tem suas contas de água em dia e aquelas que não estão, estejam nos procurando para regularizar o débito para que possam também participar do sorteio.”
Os cupons serão entregues até o dia 18 de dezembro e podem ser retirados na sede do SAAEMB que está localizado na rua Guilherme Guerbas, 894, ao lado do Banco Bradesco. Informações 0800 7740604.

sábado, 31 de outubro de 2009

A importância do monitoramento da água

A água constitui um bem essencial para a sobrevivência de todos os organismos e deve ser mantida em condições adequadas, de acordo com seus diversos usos. Para ser consumida pelo homem não pode conter substâncias dissolvidas em níveis tóxicos e nem transportar microrganismos patogênicos que provocam doenças.
O homem utiliza a água de rios, lagos, lagoas, reservatórios, subterrânea, chuva, para satisfazer necessidades como higiene, limpeza, produção industrial (tanto inserindo a água no produto quanto a usando durante o processo produtivo), criação animal, irrigação, geração de energia elétrica, navegação, diluição de esgotos, entre outros; além de que a água é fundamental para nossa sobrevivência.
Em média, um homem adulto tem em seu corpo 47 litros dela. Diariamente, devemos repor 2,5 litros, já que a água participa de todas as nossas reações metabólicas.
Entretanto, não é qualquer água que podemos beber. Os diversos usos da água requerem padrões de qualidade adequados para cada tipo de atividade. Com isso, a qualidade da água deve ser entendida como um padrão relativo, ou seja, de acordo com cada uso da água, as exigências físico-químicas e biológicas serão diferentes.
A realização de análises da água e o monitoramento dos resultados servem para avaliar suas condições e classificá-la, de acordo com a legislação pertinente. Portanto é de suma importância a realização destas análises, visando não só a adequação à legislação específica de cada uso requerido, mas também a prevenção de danos à saúde humana e ao meio ambiente.
Podemos avaliar também, através do monitoramento dos resultados de análises de esgoto, o quanto estamos comprometendo os corpos d’água onde são lançados os mesmos e por conseqüência os danos causados ao ambiente aquático destes corpos d’água, fornecendo subsídios para ações de gerenciamento e atenuação de impactos ambientais.
As ações do SAAEMB são feitas através das atribuições que a legislação lhe confia, permitindo desenvolver uma política de controle, corretivo e preventivo, da qualidade ambiental, envolvendo planejamento para que as ações técnicas se traduzam em resultados efetivos, dentre eles educação ambiental para a conscientização da comunidade.
A água é fundamental para o equilíbrio de toda a natureza do planeta. Sua importância faz com que hoje ela seja uma preocupação mundial diante das ameaças da poluição, do uso insustentável, das mudanças climáticas, das mudanças no uso do solo e do risco de escassez. É preciso garantir a qualidade desse recurso vital, para que todos tenham acesso à água adequada para suas necessidades básicas.
.
Doenças de Transmissão Hídrica
.
A água atua como veículo do agente infeccioso. Os organismos e microorganismos patogênicos atingem a água através dos excretos de pessoas ou animais infectados, encontrados principalmente no aparelho intestinal do homem. Essas doenças podem ser transmitidas por bactérias, vírus ou protozoários.
O risco à saúde da população é minimizado com a regularidade das análises da água, esta estar em conformidade com a Portaria MS n° 518/2004 (que dita os padrões de potabilidade da água para o consumo humano) e a manutenção do sistema de distribuição. Assim, toda a população é beneficiada com o trabalho do SAAEMB, pois o mais importante para manter a qualidade da água é ter um rigoroso controle dela.
Semanalmente o SAAEMB realiza análises para a avaliação das características da água, utilizando parâmetros de qualidade que são divididos em físicos, químicos e biológicos. O laboratório de análise de água realiza análises de cor, temperatura, pH, alcalinidade, acidez, dureza de cálcio, dureza de magnésio, dureza total, turbidez, sólidos totais, oxigênio dissolvido, cloreto, cloro residual, fósforo, ferro, manganês e fluoreto, dos parâmetros físicos e químicos. Além disso, é realizada a análise microbiológica completa, que envolve a identificação de bactérias heterotróficas, coliformes fecais, presença de cianobactérias e indicadores de contaminação.
É necessário manter um programa de monitoramento da qualidade da água, devido ao fato de possíveis mudanças em algumas características da água que podem ocorrer com o tempo ou devido a condições externas que possam vir a contaminar o manancial com substâncias tóxicas, sais ou bactérias.
.
Letícia de Oliveira Souza
Química Responsável - SAAEMB

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SAAEMB vai á Câmara Municipal divulgar dados econômicos e investimentos à população

Em 10 meses de trabalho, autarquia investiu mais de R$ 310.000,00 em equipamentos para melhorar o serviço oferecido à população
.
O diretor-executivo do SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente), André Luiz Severino da Silva, divulgou na terça-feira, 27, na Câmara Municipal dados referente planejamento econômico implantado na autarquia desde janeiro. Em três anos de existência o SAAEMB adquiriu uma reserva de aproximadamente R$ 340 mil, entretanto, devido à política de econômica implantada este ano, em 12 meses de trabalho estima-se que a reserva total do exercício 2009 chegará a aproximadamente R$ 230 mil.
“Isso prova a seriedade com que administramos a autarquia, realizando bons investimentos, adquirindo equipamentos de qualidade e de bom preço, não deixando nenhuma dúvida do programa de gestão econômica implantado no sistema, de controle de gastos, metas de arrecadação, responsabilidade da equipe de trabalho na execução de serviços no dia-a-dia e bom atendimento ao público”, explica.
De acordo com o diretor-executivo, a gestão oferecida para os servidores municipais, bem como, para a população, demonstra que o SAAEMB se preocupa com a qualidade do serviço oferecido para a população. “Para se cobrar qualidade e empenho, buscamos dar condições para a execução do trabalho, investindo em equipamentos de qualidade e solucionando os problemas dos moradores”, afirma.
André disse que a autarquia trabalha na manutenção da rede de água e esgoto, montagem e mudança de cavalete e recuperação asfáltica. Segundo ele, havia 145 buracos abertos para manutenção da rede. Com o trabalho de recuperação da malha asfáltica, ao todo, restam 35 buracos, que serão recuperados até dezembro.
O diretor lembrou que o SAAEMB investe nos serviços prestados para a população e acrescentou que está sendo substituída a rede de distribuição dos canos de amianto por PVC. “Será um trabalho a longo prazo, pois temos em Buritama um total de 27 mil metros de tubulação amianto. Esta questão da troca da tubulação é um pedido frequente da população, que a cada ano que passa cobra esse trabalho dos administradores municipais”, frisa.
Conforme André Severino, o grande exemplo da redução de gastos está caracterizado na ligações telefônicas. Em 2008, de janeiro a setembro, os gastos foram de R$ 12.427,84, no mesmo período de 2009, foram pagos R$ 5.590,31, economia de 122,31% ou R$ 6.837,53. “Nossa equipe tem trabalho muito para oferecer qualidade e a cada dia buscamos novas tecnologias para melhorar ainda mais nosso trabalho. Não estamos medindo esforços para alcançar o máximo em eficiência”, finaliza.
.
Investimentos do SAAEMB no exercício 2009
.
-Cortadora de asfalto;
-Ponto eletrônico (controla a entrada e saída de funcionários da autarquia);
-Placa vibratória (equipamento utilizado para compactar a massa asfáltica);
-Plantio de grama nas margens da lagoa de tratamento (evitar contaminação em períodos de chuva devido ao escoamento de terra para dentro do corpo da água);
-Dedetização da rede de esgoto;
-Montagem do almoxarifado (garante maior controle, armazenamento e segurança nos equipamentos);
-Banco capacitor (equipamento que reduz as multas de energia pagas pela autarquia.);
-Aquisição de moto 0 Km;
-Aquisição de 500 hidrômetros;
-Aquisição de Retroescavadeira nova;
-Reativação do reservatório de água no núcleo da Cesp;
-Aquisição de uniformes para todos os funcionários da autarquia;
-Aquisição de veículo Uno 0 Km;
-Peneiras para unidade de captação de esgoto (equipamento utilizado para conter a sujeira que desce junto com a rede de esgoto até a unidade captadora);
-Troca da tubulação amianto por PVC;
-Massa asfáltica que está sendo adquirida de acordo com a necessidade do trabalho;
-Aquisição de bombas dosadoras de cloro e flúor.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Buritama participa do II Fórum dos CMMAs do Baixo Tietê

No dia 16 de agosto ocorreu o II Fórum dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente do Baixo Tietê no município de Biriguí.
A cidade de Buritama esteve representada por André Luiz Severino da Silva, diretor-executivo do SAAEMB; Mirele Voltolini, engenheira agrônoma da Casa da Agricultura e Paulo Antônio Duarte, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.
O evento ocorreu na sede do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Biriguí e contou com a presença e palestras de Miguel Porto Neto, que falou sobre o Programa Município Verde Azul e Prof. Van Acker, falando sobre Legislação Ambiental.
"É muito importante que o município de Buritama esteja participando de eventos desse porte, pois além do conhecimento adquirido, nós podemos levar o nome da cidade ao conhecimento de todos da região. Participamos da elaboração do Manual dos CMMAs e estaremos executando ele em nossa cidade, buscando assim uma melhor qualidade ambiental", comentou André Severino.
O fórum foi de grande aproveitamento para todos os presentes, pois além das palestras foi apresentado o Manual de Planejamento e Ações a serem executadas pelos CMMAs e os participantes puderam trocar contatos e tirar dúvidas com grandes mestres da política estadual de meio ambiente.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

SAAEMB troca canos de amianto em trecho da rua Presciliano Pinto de Almeida

O SAAEMB iniciou no dia 28 de setembro a troca de canos de amianto em parte da rua Presciliano Pinto de Almeida.
De acordo com André Luiz Severino da Silva, diretor-executivo do SAAEMB, a troca dos canos se dá pelo fato de que aquele trecho da rua passará por manutenção asfáltica e também a troca estará diminuindo os problemas freqüentes causados pela tubulação de amianto. “Com a nova tubulação, vamos evitar que a população fique sem água, ao menos naquele trecho, por causa dos canos quebrados”, ao afirmar que esse trabalho é o início da troca dos canos.
A troca de tubulação da rede de abastecimento de água está sendo substituída pela tubulação nova feita de PVC (Policloreto de Vinila), um material altamente flexível e resistente. “A necessidade de trocar essa tubulação se deve aos constantes rompimentos da rede, que não suporta às vezes a pressão da água”, explica. André frisou ainda que a rede de amianto prejudica freqüentemente o abastecimento de água pelas várias manutenções que ocorrem.
O município de Buritama possui 27.000 metros de tubulação de amianto e o SAAEMB pretende aos poucos substituir toda a rede por tubos de PVC. “A nossa intenção é levar uma melhor qualidade nos serviços prestados pela autarquia e aos poucos estaremos substituindo a rede atual de amianto pela rede de PVC, isso leva algum tempo, pois a metragem é alta e não podemos comprometer freqüentemente o abastecimento residencial. Estaremos realizando o trabalho por etapa”, encerrou André Severino.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

SAAEMB realiza plantio de mudas em área de preservação ambiental

Uma das preocupações do SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente) é com a preservação das APPs (Área de Preservação Permanente), e na busca para melhorar a qualidade de vida dos munícipes deu-se início ao plantio de várias mudas de diversas espécies.
De acordo com o diretor-executivo, André Luiz Severino da Silva, na Estação de Tratamento de Esgoto foram plantadas 280 mudas, entre elas Eucalipto e Jambolão, afim de conter o vento que pode levar o cheiro da lagoa para outra localidades, também foram plantadas espécies como Caju, Goiaba, Babosa, Aroeira pimenteira, Ingá mirim, Canela parda, Munguba e Oiti, com o intuito de enriquecer a flora local.
Atendendo a legislação ambiental o SAAEMB cercou uma área determinada como de preservação permanente junto à Casa de Bombas e realizou o plantio de 60 mudas nativas, tais como Ingá mirim, Ingá quatro quinas, Sangra d´água, Babosa, Goiaba, Pau formiga, Embaúba, Figueira e Aroeira pimenteira.
“Ter um município mais arborizada é uma das metas para conseguir a certificação do Município Verde Azul. Os números são bons, mas temos projetos para ampliação. Outra preocupação é a recuperação da mata ciliar, já que temos córregos no município e a manutenção deles é essencial para a qualidade de vida da cidade”, explica.
André comentou que o plantio de árvores recupera áreas degradadas, bem como, aumenta a qualidade e quantidade das águas.
“Uma série de ações começam a ser desenvolvidas na cidade para promover a mudança de hábito, seja na destinação do lixo doméstico, no uso racional da água ou no plantio e poda de árvores. Temos recursos naturais, como rios, lagos, córregos e matas nativas, favorecendo a exploração turística, que deve ser feito de maneira sustentável, respeitando os limites dos recursos naturais”, finaliza.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Autarquia vai a rádio e explica a importância do controle de qualidade

O SAAEMB esteve presente no dia 27 de agosto na Rádio Metrópolis FM para falar sobre o controle de qualidade da água que abastece o município de Buritama.
Representado pela sua química-responsável Letícia de Oliveira Souza, abordou assuntos importantes como a quantidade de análises que é realizada por mês pela autarquia.
Acompanhe algumas questões importantes sobre o monitoramento da água:
.
De onde é retirada a água que abastece Buritama?
Toda a água que abastece Buritama é retirada de lençóis freáticos, no subsolo, através de poços artesianos.

Quantas estações de tratamento de água (ETAs) o SAAEMB possui?
Atualmente possuímos 9 estações e 10 reservatórios, com a reativação da caixa d’água do núcleo da Cesp e logo estaremos assumindo o tratamento dos condomínios Praia Bela e Lago Azul.

Por quantos processos de tratamento a água passa?
Por dois processos: desinfecção e fluoretação.

É colocado algum produto químico na água?
Somente o cloro e o flúor.

Quais são as análises físico-químicas realizadas durante o tratamento da água?
As análises físico-químicas são realizadas diariamente: pH (alcalinidade) e níveis de cloro e flúor. É realizado anualmente mais de 900 análises da água.

E quais são as análises microbiológicas realizadas?
As análises microbiológicas são realizadas semanalmente, sendo coletada uma amostra na saída do tratamento e amostras na rede de distribuição e são: Coliformes totais, Coliformes termotolerantes e Contagem de bactérias heterotróficas.

Depois de tantos processos durante o tratamento ainda é necessário filtrar a água antes de consumi-la?
O filtro residencial não é obrigatório. Ele retira as impurezas que podem ser encontradas no trajeto percorrido das ETAs até as nossas residências ou até mesmo nos encanamentos furados ou caixas d’água sujas.
O filtro ainda reduz odores, gosto e reduz em até 92% o cloro residual.

Qual a importância do tratamento de água?
O tratamento de água é essencial, pois previne doenças e a garante da qualidade da água distribuída para a população de Buritama.

Como deve ser feita a limpeza das caixas d'água?
A caixa d'água deve ser lavada a cada seis meses. Deve-se primeiro fechar o registro da rua e abrir as torneiras para esvaziar as caixas, guardando a água em recipientes próprios para depois utilizá-la. Quando a caixa estiver quase vazia, tampe a saída e utilize a água que restou para a limpeza. A limpeza deve ser feita apenas com panos e escova, não usando sabão, detergente ou outros produtos. A água que sobrou da limpeza deve ser retirada usando baldes e panos e, em seguida, deve-se deixar a caixa d'água encher novamente, acrescentando um litro de água sanitária para cada mil litros de água. Não use esta água de forma alguma. Feche o registro e deixe descansar por duas horas. Esvazie a caixa, pois esta água servirá para desinfecção dos canos. Marque as datas de limpeza do lado de fora da caixa e tampe novamente. É indispensável mantê-la sempre bem tampada.

O SAAEMB faz o tratamento do esgoto da cidade?
Sim, a cidade possui a estação de tratamento e todo o esgoto é devidamente tratado.

Por que é importante que o esgoto das áreas urbanas passe por estações de tratamento antes de ser lançados nos rios?
Porque o esgoto em sua forma bruta é muito poluente e contaminaria os rios.
.
"O devido tratamento da água é imprescindível para a garantia da qualidade de vida dos habitantes da cidade", comentou Letícia Oliveira.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

SAAEMB participa de assembléia do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê

O SAAEMB representado pelo seu diretor executivo André Luiz Severino da Silva, participou da assembléia geral do Comitêde Bacias Hidrográficas do Baixo Tietê realizada no dia 14 de agosto na sede da Associação dos Engenheiros de Araçatuba.
O prefeito municipal Izair dos Santos Teixeira, a engenheira agrônoma Mirele Vinhas Voltolini e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Paulo Antonio Duarte, também estiveram presentes e participaram do evento.
A assembléia deliberou e avaliou as ações a serem executadas no Plano de Bacias, com as prioridades de ações já elaboradas durante a oficina da sociedade civil realizada em julho. A proposta que foi validada para vigorar a partir de 2010, nas residências e indústrias, vai trabalhar com a questão da educação, visando assim um melhor uso da água.
Nesse encontro, as cidades estabeleceram propostas que definem atividades para serem desenvolvidas até o ano de 2020. Entre os eixos, está a recuperação e conservação da biodiversidade, como: matas ciliares, coberturas vegetais, reservas legais e educação ambiental.
É muito importante que todos os seguimentos ligados à preservação do meio ambiente e o uso adequado da água estejam presentes a eventos dessa importância. Estamos muito preocupados com o tema e estaremos nos empenhando o máximo, buscando melhorias para Buritama e região", comentou André Severino.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

SAAEMB vai a rádio e fala sobre o Programa Município Verde

No último dia 18 de agosto, André Luiz Severino da Silva, Diretor Executivo do SAAEMB, esteve na Rádio Metrópolis FM para falar sobre a importância do Programa Município Verde e divulgar as ações que vem sendo executadas pela autarquia.
“Estamos executando as ações que serão avaliadas pela Secretaria de Meio Ambiente, onde poderemos estar recebendo o selo de Município Verde e tendo prioridade na aquisição de recursos junto ao estado”, relatou André Severino.
No ano de 2008 o município de Buritama atingiu a nota 22, em uma escala de 0 a 100 e a meta é que esteja enquadrado no campo de 80 a 100 para estar selecionado entre os principais do estado.
“Buscamos o índice máximo, mas temos consciência da dificuldade em atingí-lo, não sendo possível, buscaremos a nota acima de 80 para nos colocarmos entre os municípios com o título de Município Verde”, completou.
Na entrevista a rádio, André Severino pediu para que a população colabore com o programa, e deu dicas importantes:
-Não jogar objetos na rede de esgoto (sacolas, preservativos, absorventes, etc.), pois isso atrapalha na eficiência da Lagoa de Tratamento de Esgoto;
-Acondicionar bem o lixo nas sacolas de plástico, sendo elas bem amarradas e colocadas longe do alcance de animais;
-Não depositar lixo doméstico nas caçambas de entulho, pois esse entulho poderá ser contaminado, não podendo ser utilizado para outras finalidades;
-Não realizar a pode drástica das árvores e caso tenha dúvidas sobre a poda correta procurar o SAAEMB que estaremos a disposição para orientar corretamente;
-A população deve procurar comprar somente madeira de origem legal;
-Evitar o desperdício de água;
-Manter os veículos movidos a diesel sempre regulados para evitar a poluição do ar;
-Os proprietários rurais que possuírem APP (área de preservação permanente) em suas propriedades e quiserem recuperá-las, pode procurar o SAAEMB ou a Casa da Agricultura para obter informaçoes.

domingo, 16 de agosto de 2009

SAAEMB realiza evento sobre a importância do monitoramento da água

O SAAEMB promoveu no dia 10 de agosto, no Centro Cultural Graciliano Ramos, evento que abordou a importância do monitoramento da água.
A água é um bem essencial para a sobrevivência de todos os organismos e deve ser mantida em condições adequadas, de acordo com seus diversos usos. Para ser consumida pelo homem não pode conter substâncias dissolvidas em níveis tóxicos e nem transportar microorganismos que provoquem doenças.
“Discutir a importância do uso racional da água também deve ser uma preocupação de todos os moradores de Buritama”, destaca André Severino, Diretor Executivo do SAAEMB.
A equipe técnica do SAAEMB trabalha constantemente, realizando mais de 9 mil análises por ano da água que é consumida por todos, buscando assim estar sempre dentro dos parâmetros exigidos por lei.
A autarquia também conta com serviço de atendimento ao cliente. Quando houver algum vazamento na rua o morador pode ligar gratuitamente no telefone 0800 7740604 ou ir até a sede da autarquia que está localizada na rua Guilherme Guerbas, 894.

Dicas para economizar água

- Um banho de 15 minutos exige 105 litros de água. Reduza o tempo para 10 minutos e o consumo cai para 70 litros.
- Cada vez que você lava as mãos com a torneira aberta o tempo todo são gastos 7 litros de água.
- Enquanto faz a barba com a torneira aberta um homem gasta 65 litros de água. Feche a torneira enquanto faz a barba e só volte a usar água para enxaguar. Com a torneira fechada o consumo será inferior a um litro.
- Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água, mas as pessoas que não fecham a torneira durante a escovação gastam 10 litros.
- A válvula de descarga é um grande vilão no consumo de água. Sozinho o vaso sanitário pode ser responsável por 50% do que se gasta em uma residência.
- Nunca jogue cigarros, absorventes ou papéis no vaso, porque haverá maior consumo de água para mandar esse lixo embora.
- Lavar a louça da família também exige mudança de hábito. Se continuar lavando com a torneira aberta o tempo todo, serão gastos 112 litros por pessoa. Mude o hábito.
- É fundamental observar se a válvula de descarga está funcionando perfeitamente, se não há manchas de umidades nas paredes e calçadas e também se todas as torneiras estão vedando adequadamente. Informe o poder público caso notar algum vazamento na rua, em hidrantes, canos, caixas d’água, etc.
- Evite lavar calçadas e carros várias vezes por semana, assim como irrigar demais os jardins.
- Quando você for viajar feche o registro do cavalete de entra d’água, evitando qualquer desperdício durante sua ausência.

sábado, 18 de julho de 2009

Autarquia planta árvores na Lagoa de Tratamento de Esgoto

Na busca de uma melhor qualidade de vida para a população buritamense, o SAAEMB deu início ao plantio de árvores no município de Buritama. A primeira etapa do trabalho foi iniciada na Estação de Tratamento de Esgoto. Ao todo serão plantadas na área 300 mudas entre Eucalipto, Jambolão e outras espécies nativas.
"A idéia principal do projeto é arborizar as áreas dentro do município de Buritama que não possuem cobertura, buscando assim uma melhor qualidade de vida para todos." comentou o diretor da autarquia André Luiz Severino da Silva.
Campanhas de conscientização serão elaboradas para que a população esteja ciente da importância da preservação das áreas denominadas verdes do município. "É muito importante que todos estejam colaborando com a preservação do meio ambiente, pois o maior beneficiado será não só a população atual, mas também as futuras gerações", finalizou o engenheiro ambiental Ettore Zanin, responsável pelo setor ambiental da autarquia.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

SAAEMB adquire novo veículo

Adquirido com recursos próprios, o veículo é utilizado para circulação interna e externa, onde o SAAEMB representa o município junto ao Comitê de Bacias e Programa Município Verde.
Mais uma grande conquista da população buritamense e uma prova do bom investimento dos recursos púclicos municipais.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Melhoria na qualidade do aterro sanitário de Buritama

O aterro sanitário em valas do município de Buritama está localizado na estrada vicinal Realino Feroldi, Km 4, e é uma técnica utilizada para a disposição de resíduos domiciliares no solo sem causar prejuízo ao meio ambiente ou perigo a saúde e segurança pública.
Até o início deste ano, o aterro sanitário era alvo de constantes críticas de militantes de movimentos ambientais, vereadores e autuações da CETESB.
A situação do aterro era comprometedora para o município no início do ano, pois o lixo ficava exposto, havia presença de catadores, não existia uma pessoa responsável pelo controle de entrada e saída de veículos e o portão de entrada se encontrava deteriorado, com as novas diretrizes implantadas pelo SAAEMB, o aterro conta hoje com um rigoroso controle de tráfego, o portão está adequado para uso, não há presença de catadores, as valas estão sendo devidamente cobertas e conta com um monitor na portaria. Foi colocado também uma caçamba na entrada do aterro para que o lixo doméstico de terceiros sejam depositados e posteriormente levados para a parte interna do aterro pelo caminhão coletor.
A nota em que o aterro foi avaliado era de 5,4 no início do ano, o que poderia ocasionar multa ao município, e com as melhorias implantadas a nota estabelecida foi de 8,1, adquirida no dia 30 de junho de 2009.
“A disponibilidade de funcionários pela Prefeitura Municipal de Buritama foi fundamental para a adequação do aterro sanitário em valas”, relatou André Luiz Severino da Silva, Diretor Executivo do SAAEMB.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

SAAEMB realiza instalação de rede de esgoto

O SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente) está realizando a instalação da rede de esgoto na rua Antônio Luiz Alves, próximo a unidade II da Emef Livramento. A obra atenderá 13 famílias. A instalação da rede coletora de esgoto substituirá a fossa céptica e solucionará o problema que se prolonga há dez anos.
O Governo do Município de Buritama disponibilizou três pedreiros e o SAAEMB forneceu material de construção e instalação como manilhas e tubulação. Para a perfuração do poço, a autarquia enviou a retroescavadeira adquirida com recursos próprios em maio deste ano.
O diretor executivo do SAAEMB André Luiz Severino da Silva, explicou a importância da instalação da rede de esgoto: “O saneamento básico é essencial para a manutenção da saúde da população, trabalhamos no dia-a-dia para aumentarmos a eficiência nos serviços prestados pela autarquia. O que estamos realizando é saúde pública, pois essas famílias estavam esquecidas e por mais de dez anos aguardavam por essa melhoria”, argumenta.
Segundo ele, a população busca melhorias e aos poucos o SAAEMB tem solucionado problemas antigos na rede de abastecimento de água e coleta de esgoto. “Não nos faltará disposição para atender as necessidades da nossa população”, encerra.

sábado, 4 de julho de 2009

Reativação do Reservatório de Água no Bairro Buriti

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama (SAAEMB) reativou o reservatório de água do bairro Buriti. O novo empreendimento, nomeado Unidade de Abastecimento R-10, promete acabou com a escassez de água que era constante naquela região.
Com a reativação do reservatório o SAAEMB solucionou o problema em 700 residências. Cerca de 3.000 pessoas foram beneficiadas. O reservatório possui a capacidade de armazenamento de 100 mil litros. A reforma levou 25 dias para ficar pronta e o custo foi de aproximadamente 8 mil reais. “A falta de água aqui era comum, moradores ligavam no SAAEMB para que fosse solucionado o problema”, declara o Diretor Executivo do SAAEMB André Luiz Severino da Silva.
O problema era recorrente no Bairro de Buriti. Como o local é muito alto, a água do outro reservatório localizado próximo a Santa Casa não chegava com pressão suficiente para atender as necessidades da população.

Participação no “Saúde na Praça 2009”

Com tema “O meio ambiente e o tratamento de efluentes”, o SAAEMB participou do evento organizado pela Secretaria de Saúde do Município de Buritama no dia 06 de junho de 2009.
A população pode se informar sobre a defesa do meio ambiente, recebendo dicas sobre o tema.
A autarquia informou também como é executado o tratamento do esgoto e a importância do tratamento da água para a população.

Mais uma conquista

Adquirida com recursos próprios, a motocicleta Honda Cargo 125 é usada para trabalhos rápidos como manutenção em cavaletes, interrupção de fornecimento de água, entrega de notificações em condomínios e coleta de água para análises.

Uma equipe vencedora

A manutenção da rede de água e esgoto do município de Buritama acontece diariamente, pois a cidade conta com uma tubulação precária, onde ocorre vazamentos frequentes.
Hoje o SAAEMB conta com uma equipe de 05 encanadores, que executam o trabalho de manutenção da rede de abastecimento.

Meta de igualdade entre todos os usuários já está sendo implantada

Buscando um tratamento igualitário entre os usuários dos serviços prestados pelo SAAEMB, a autarquia instalou 500 novos hidrômetros em toda a cidade e loteamentos como Itaparica e Vale do Sol.
Os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da autarquia e instalados em residências onde não existia hidrômetro ou se encontrava com defeito.

SAAEMB garante melhorias na prestação de serviços à população

Melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população é a principal proposta do plano de trabalho elaborado pelo Diretor Executivo do SAAEMB, André Luiz Severino da Silva. Servidores da área operacional foram alertados sobre os princípios que devem nortear o trabalho da autarquia, como eficiência na comunicação e a prática de valores como justiça, respeito, honestidade, comprometimento, confiança e cooperação, principalmente à população, que deve ser um cliente satisfeito. Foram realizadas reuniões com a finalidade de implantar as novas atitudes e diretrizes, tanto administrativas quanto operacionais. O Prefeito Izair dos Santos Teixeira elogiou a iniciativa da Diretoria da autarquia: “Sabemos da importância dos serviços prestados pelo SAAEMB e temos total confiança na equipe de trabalho”.

Retroescavadeira nova é adquirida pelo SAAEMB

O novo equipamento foi adquirido no mês de abril, através de pregão presencial a um custo de R$169.000,00. Foi uma grande conquista do SAAEMB que está dando total condição de trabalho para seus funcionários e mostrando transparência para toda população na aquisição de novos equipamentos. Esta conquista é de toda população buritamense, que poderá se beneficiar de um trabalho mais eficaz e com muito mais qualidade.

SAAEMB realiza melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto

O plantio de grama às margens da Lagoa de Tratamento busca a prevenção e o controle de infecção do esgoto que está em fase de tratamento, evitando assim a erosão e o escoamento de terra dentro da lagoa.
A próxima etapa das melhorias a serem aplicadas na Estação é a arborização de toda a área interna.