quarta-feira, 15 de julho de 2009

Melhoria na qualidade do aterro sanitário de Buritama

O aterro sanitário em valas do município de Buritama está localizado na estrada vicinal Realino Feroldi, Km 4, e é uma técnica utilizada para a disposição de resíduos domiciliares no solo sem causar prejuízo ao meio ambiente ou perigo a saúde e segurança pública.
Até o início deste ano, o aterro sanitário era alvo de constantes críticas de militantes de movimentos ambientais, vereadores e autuações da CETESB.
A situação do aterro era comprometedora para o município no início do ano, pois o lixo ficava exposto, havia presença de catadores, não existia uma pessoa responsável pelo controle de entrada e saída de veículos e o portão de entrada se encontrava deteriorado, com as novas diretrizes implantadas pelo SAAEMB, o aterro conta hoje com um rigoroso controle de tráfego, o portão está adequado para uso, não há presença de catadores, as valas estão sendo devidamente cobertas e conta com um monitor na portaria. Foi colocado também uma caçamba na entrada do aterro para que o lixo doméstico de terceiros sejam depositados e posteriormente levados para a parte interna do aterro pelo caminhão coletor.
A nota em que o aterro foi avaliado era de 5,4 no início do ano, o que poderia ocasionar multa ao município, e com as melhorias implantadas a nota estabelecida foi de 8,1, adquirida no dia 30 de junho de 2009.
“A disponibilidade de funcionários pela Prefeitura Municipal de Buritama foi fundamental para a adequação do aterro sanitário em valas”, relatou André Luiz Severino da Silva, Diretor Executivo do SAAEMB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário