sábado, 31 de outubro de 2009

A importância do monitoramento da água

A água constitui um bem essencial para a sobrevivência de todos os organismos e deve ser mantida em condições adequadas, de acordo com seus diversos usos. Para ser consumida pelo homem não pode conter substâncias dissolvidas em níveis tóxicos e nem transportar microrganismos patogênicos que provocam doenças.
O homem utiliza a água de rios, lagos, lagoas, reservatórios, subterrânea, chuva, para satisfazer necessidades como higiene, limpeza, produção industrial (tanto inserindo a água no produto quanto a usando durante o processo produtivo), criação animal, irrigação, geração de energia elétrica, navegação, diluição de esgotos, entre outros; além de que a água é fundamental para nossa sobrevivência.
Em média, um homem adulto tem em seu corpo 47 litros dela. Diariamente, devemos repor 2,5 litros, já que a água participa de todas as nossas reações metabólicas.
Entretanto, não é qualquer água que podemos beber. Os diversos usos da água requerem padrões de qualidade adequados para cada tipo de atividade. Com isso, a qualidade da água deve ser entendida como um padrão relativo, ou seja, de acordo com cada uso da água, as exigências físico-químicas e biológicas serão diferentes.
A realização de análises da água e o monitoramento dos resultados servem para avaliar suas condições e classificá-la, de acordo com a legislação pertinente. Portanto é de suma importância a realização destas análises, visando não só a adequação à legislação específica de cada uso requerido, mas também a prevenção de danos à saúde humana e ao meio ambiente.
Podemos avaliar também, através do monitoramento dos resultados de análises de esgoto, o quanto estamos comprometendo os corpos d’água onde são lançados os mesmos e por conseqüência os danos causados ao ambiente aquático destes corpos d’água, fornecendo subsídios para ações de gerenciamento e atenuação de impactos ambientais.
As ações do SAAEMB são feitas através das atribuições que a legislação lhe confia, permitindo desenvolver uma política de controle, corretivo e preventivo, da qualidade ambiental, envolvendo planejamento para que as ações técnicas se traduzam em resultados efetivos, dentre eles educação ambiental para a conscientização da comunidade.
A água é fundamental para o equilíbrio de toda a natureza do planeta. Sua importância faz com que hoje ela seja uma preocupação mundial diante das ameaças da poluição, do uso insustentável, das mudanças climáticas, das mudanças no uso do solo e do risco de escassez. É preciso garantir a qualidade desse recurso vital, para que todos tenham acesso à água adequada para suas necessidades básicas.
.
Doenças de Transmissão Hídrica
.
A água atua como veículo do agente infeccioso. Os organismos e microorganismos patogênicos atingem a água através dos excretos de pessoas ou animais infectados, encontrados principalmente no aparelho intestinal do homem. Essas doenças podem ser transmitidas por bactérias, vírus ou protozoários.
O risco à saúde da população é minimizado com a regularidade das análises da água, esta estar em conformidade com a Portaria MS n° 518/2004 (que dita os padrões de potabilidade da água para o consumo humano) e a manutenção do sistema de distribuição. Assim, toda a população é beneficiada com o trabalho do SAAEMB, pois o mais importante para manter a qualidade da água é ter um rigoroso controle dela.
Semanalmente o SAAEMB realiza análises para a avaliação das características da água, utilizando parâmetros de qualidade que são divididos em físicos, químicos e biológicos. O laboratório de análise de água realiza análises de cor, temperatura, pH, alcalinidade, acidez, dureza de cálcio, dureza de magnésio, dureza total, turbidez, sólidos totais, oxigênio dissolvido, cloreto, cloro residual, fósforo, ferro, manganês e fluoreto, dos parâmetros físicos e químicos. Além disso, é realizada a análise microbiológica completa, que envolve a identificação de bactérias heterotróficas, coliformes fecais, presença de cianobactérias e indicadores de contaminação.
É necessário manter um programa de monitoramento da qualidade da água, devido ao fato de possíveis mudanças em algumas características da água que podem ocorrer com o tempo ou devido a condições externas que possam vir a contaminar o manancial com substâncias tóxicas, sais ou bactérias.
.
Letícia de Oliveira Souza
Química Responsável - SAAEMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário