domingo, 16 de agosto de 2009

SAAEMB realiza evento sobre a importância do monitoramento da água

O SAAEMB promoveu no dia 10 de agosto, no Centro Cultural Graciliano Ramos, evento que abordou a importância do monitoramento da água.
A água é um bem essencial para a sobrevivência de todos os organismos e deve ser mantida em condições adequadas, de acordo com seus diversos usos. Para ser consumida pelo homem não pode conter substâncias dissolvidas em níveis tóxicos e nem transportar microorganismos que provoquem doenças.
“Discutir a importância do uso racional da água também deve ser uma preocupação de todos os moradores de Buritama”, destaca André Severino, Diretor Executivo do SAAEMB.
A equipe técnica do SAAEMB trabalha constantemente, realizando mais de 9 mil análises por ano da água que é consumida por todos, buscando assim estar sempre dentro dos parâmetros exigidos por lei.
A autarquia também conta com serviço de atendimento ao cliente. Quando houver algum vazamento na rua o morador pode ligar gratuitamente no telefone 0800 7740604 ou ir até a sede da autarquia que está localizada na rua Guilherme Guerbas, 894.

Dicas para economizar água

- Um banho de 15 minutos exige 105 litros de água. Reduza o tempo para 10 minutos e o consumo cai para 70 litros.
- Cada vez que você lava as mãos com a torneira aberta o tempo todo são gastos 7 litros de água.
- Enquanto faz a barba com a torneira aberta um homem gasta 65 litros de água. Feche a torneira enquanto faz a barba e só volte a usar água para enxaguar. Com a torneira fechada o consumo será inferior a um litro.
- Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água, mas as pessoas que não fecham a torneira durante a escovação gastam 10 litros.
- A válvula de descarga é um grande vilão no consumo de água. Sozinho o vaso sanitário pode ser responsável por 50% do que se gasta em uma residência.
- Nunca jogue cigarros, absorventes ou papéis no vaso, porque haverá maior consumo de água para mandar esse lixo embora.
- Lavar a louça da família também exige mudança de hábito. Se continuar lavando com a torneira aberta o tempo todo, serão gastos 112 litros por pessoa. Mude o hábito.
- É fundamental observar se a válvula de descarga está funcionando perfeitamente, se não há manchas de umidades nas paredes e calçadas e também se todas as torneiras estão vedando adequadamente. Informe o poder público caso notar algum vazamento na rua, em hidrantes, canos, caixas d’água, etc.
- Evite lavar calçadas e carros várias vezes por semana, assim como irrigar demais os jardins.
- Quando você for viajar feche o registro do cavalete de entra d’água, evitando qualquer desperdício durante sua ausência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário