terça-feira, 15 de março de 2011

SAAEMB lança campanha “Lugar de chuva é na enxurrada”

Água da chuva é na enxurrada e não na rede de esgoto. Mas tem gente que junta tudo em um cano só. O resultado, além de ser contra a lei, provoca estragos. A questão é que esse expediente antigo foi aplicado na construção de muitas residências do município. E o que parece estar escondido no período de estiagem surge quando os ralos transbordam com as fortes chuvas.
Diante deste problema o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente está lançando a campanha “Lugar de chuva é na enxurrada”, com o objetivo de eliminar de uma vez por todas as ligações hidráulicas irregulares das residências que jogam água da chuva na rede coletora de esgoto.
O mais recente ocorreu na última semana, quando, em várias residências da parte baixa da cidade sofreram com o retorno da água que se localiza junto à rede de esgoto sanitário, inundando todas as residências do local. Também houve vazamento através do poço de visita, deixando o esgoto a céu aberto. A galeria de esgoto cedeu e precisou ser reparada.
“Isso acontece quando nossas redes coletoras enchem, principalmente nessa época do ano em que as chuvas são mais intensas”, afirmou o Diretor Executivo do SAAEMB, André Luiz Severino da Silva, que esteve no local vistoriando o problema.
Quando o problema acontece, nas regiões mais baixas da cidade, o esgoto vaza pelos poços de visita, colocando a população em contato direto com microorganismos que causam doenças de pele, diarréia, leptospirose, hepatite, entre outros males.
Em Buritama não se sabe exatamente o número de residências com ligações da água das chuvas conectadas diretamente à rede de esgoto. Por outro lado, o SAAEMB procura conscientizar esses proprietários de todos os males causados à comunidade pela irregularidade. “Nós procuramos ajudar e sugerimos a instalação de válvulas de retenção, mas a cidade ainda possui esses problemas”, afirmou André.
Entre os pontos críticos está a Rua dos Pereiras e alguns pontos do Conjunto Habitacional Orácio Goulart.
O lançamento de água de chuva na rede coletora de esgoto é proibido através do art. 19 do Decreto Estadual n° 12.342, de 27 de outubro de 1978, que diz: “é proibida a introdução direta ou indireta de águas pluviais (chuva) ou resultantes de drenagens (ralos) nos ramais prediais de esgoto.”
André Severino concorda que precisa haver maior fiscalização, mas acredita que o proprietário deve entender que é necessário refazer a ligação nas residências, separando a água da chuva da rede de esgoto. “Caso o imóvel despeje água da chuva na rede de esgoto, o morador poderá acionar uma equipe técnica do SAAEMB que dará todo o suporte para que efetue a regularização de forma adequada”, concluiu o diretor da autarquia.

quarta-feira, 2 de março de 2011

SAAEMB trabalha por melhor qualidade de vida da população de Buritama

O esforço que o Governo do Município de Buritama e o Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama - SAAEMB vem fazendo para avançar de modo substancial no tratamento de esgoto sanitário para o município e também para consolidar a cobertura integral do fornecimento de água, não representa mais que a confirmação do compromisso que o poder público deve ter com o cidadão.
O esgoto que é esquecido pela maioria dos municípios do Brasil, é uma das prioridades colocadas pela atual administração do SAAEMB e do Governo do Município. Em Buritama 100% do esgoto é coletado e tratado através de lagoa de estabilização, localizada na Estação Municipal de Tratamento de Esgoto.
O tratamento da água utilizada para abastecimento público passa por um rigoroso controle de qualidade, através do laboratório do SAAEMB. Diariamente são realizadas mais de 60 análises químicas e bacteriológicas e o abastecimento é feito através de nove reservatórios distribuídos pela cidade.
O trabalho de gestão ambiental executado pela autarquia vem de encontro com a necessidade do mundo em preservar o Meio Ambiente.
Buritama vê como uma de suas prioridades o bom tratamento ambiental e o resultado é a certificação do município junto ao Projeto “Município Verde Azul” nos anos de 2009 e 2010. Os investimentos que são feitos na melhoria do Meio Ambiente é refletido na melhor qualidade de vida para a população.
“A seriedade e compromisso que executamos o trabalho do SAAEMB nos fazem referência para as outras autarquias de nossa região. Temos tido um crescimento acima do esperado e a população só tem a ganhar com isso”, comentou o Diretor Executivo André Luiz Severino da Silva.
Outro grande trabalho executado pela autarquia é a substituição da rede de abastecimento de água, que é de amianto, por uma nova rede de PVC. No total serão substituídos 25.000 metros e o SAAEMB já executou a troca de 7.400 metros lineares. O Prefeito Izair dos Santos Teixeira ressaltou a importância do trabalho.
“A substituição da rede de abastecimento público é um sonho antigo da população buritamense e passou por várias administrações sem que fosse executada. No início do mandato, sentamos e estudamos a viabilidade do trabalho e temos realizado essa importante obra com recursos próprios do SAAEMB. É importante ressaltar que, com a substituição da rede, a população de Buritama poderá se ver livre do amianto, que é um material potencialmente cancerígeno. Estamos melhorando o abastecimento de água da cidade e ao mesmo tempo cuidando da saúde de nossa população”, finalizou Izair.

Buritama tem 100% do esgoto coletado e tratado através do SAAEMB

Na busca pela melhor qualidade de vida da população de Buritama, o Governo do Município, através do Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente - SAAEMB realiza a coleta de esgoto diariamente através da rede coletora e trata todo o líquido coletado através da Estação de Tratamento de Esgoto Municipal.
A realidade do município de Buritama está além do que ocorre na maioria dos municípios do Brasil, uma vez que 55% dos municípios não possuem tratamento de esgoto.
“Muitos investimentos ocorreram para que alcançássemos o índice de 100% do esgoto coletado e tratado. Em junho de 2009, realizamos a instalação da rede coletora na rua Antônio Luiz Alves, onde 16 residências não contavam com a coleta de esgoto. No mês de outubro de 2010, construímos uma Unidade de Coleta e Recalque de Esgoto na avenida Vicente José Trindade, onde atendemos cerca de 15 residências que não eram atendidas pela rede coletora. Essa Unidade de Coleta tem potencial para atender até 1.500 residências”, comentou o Diretor do SAAEMB, André Luiz Severino da Silva.
Alguns investimentos deverão ocorrer na Estação de Tratamento de Esgoto para que aumente ainda mais a eficiência na qualidade dos resíduos depositados naquele local.
O Prefeito Izair dos Santos Teixeira lembrou a importância de se realizar a coleta e o tratamento do esgoto gerado pela população. “O trabalho realizado pelo SAAEMB vem de encontro com as necessidades da população. A coleta e tratamento dos dejetos gerados em nossa cidade são de grande importância, pois com o trabalho aumentamos a qualidade de vida de nossa população, além de tratarmos corretamente do Meio Ambiente. Concluímos as duas obras que nos levaram a 100% de todo o esgoto coletado e tratado em nossa cidade, o que nos coloca a frente de muitos municípios do Brasil, pois 55% deles não possuem tratamento de esgoto. Saneamento básico é um direito de todos e estaremos realizando novos investimentos para elevarmos ainda mais a qualidade de vida de nossa população”, finalizou o Prefeito Izair.

SAAEMB dá continuidade à substituição da rede de abastecimento de água de Buritama

Depois de substituir a tubulação de vários trechos desgastados das ruas da cidade, o SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama) intensifica o trabalho, executando agora uma nova etapa na rua Agostinho Gâmbera.
De acordo com o diretor-executivo, André Luiz Severino da Silva, a troca da tubulação deverá ocorrer em seis quarteirões da rua Agostinho Gâmbera e o abastecimento de água será comprometido durante algumas horas no dia em que ocorrer a troca. “A participação da população tem sido fundamental para a execução do trabalho. Todas as etapas causam alguns transtornos como a falta de água por um certo período no dia e o impedimento de trânsito de veículos pelo local. Apesar do incômodo, o serviço se faz necessário, principalmente porque os tubos de cimento amianto estão com sua vida útil ultrapassada”, comentou André.
Também informou que a intenção é substituir toda a rede de abastecimento de água do município que seja de amianto por uma nova rede de PVC. “A rede de abastecimento da cidade é antiga, havendo assim vários rompimentos, dificultando o abastecimento diário. Iremos, com a substituição da rede atual, economizar em manutenção”, comenta.
Alguns contratempos com a chuva poderão ser encontrados pelo SAAEMB durante a execução da obra, podendo atrasar algumas etapas.
André informou ainda que o Governo do Município esta se movendo na busca de recursos para a execução do recapeamento asfaltico nos locais onde é executada a substituição da rede.
O prefeito Izair dos Santos Teixeira ressaltou a importância da substituição da rede de abastecimento de água. “É uma obra importantíssima. A população buritamense espera há anos pela troca da rede de amianto por PVC e faremos o possível para atender esse pedido durante nossa administração, trazendo assim economia para o município e também realizando saúde pública, uma vez que há indícios de que o material substituído seja cancerígeno. Em todos os trechos que o SAAEMB executar a substituição da rede estaremos finalizando com o recapeamento asfaltico”, finalizou Izair.
No total serão substituídos 26 mil metros da rede de abastecimento, uma vez que o SAAEMB já executou a troca de 7 mil metros. Para acelerar o trabalho a autarquia adquiriu uma retroescavadeira nova e contratou uma equipe de encanadores para auxiliar no trabalho.