domingo, 26 de setembro de 2010

SAAEMB dá início a 2ª etapa da substituição da rede amianto por PVC

Depois de substituir a tubulação de trechos desgastados das ruas Presciliano Pinto de Almeida, Chaim Elias, Floriano Peixoto, Rio Preto, Joaquim Pereira Rosa, João Antonio dos Santos, Guilherme Guerbas e Rui Barbosa, o SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente) está substituindo a rede de distribuição de água em um trecho da rua Saudades.
De acordo com o diretor-executivo, André Luiz Severino da Silva, a troca da tubulação deverá ocorrer nessa etapa em trechos das ruas Barão do Rio Branco, Wenceslau Brás, Rui Barbosa, XV de Novembro, Floriano Peixoto, Maria Florinda, General Glicério, Guilherme Guerbas, Agostinho Gâmbera e Joaquim Pereira Rosa, totalizando 4.400 metros. Também informou que a intenção é substituir toda a rede de abastecimento de água do município que seja de amianto por uma nova rede de PVC. “A rede de abastecimento da cidade é antiga, havendo assim vários rompimentos, dificultando assim o abastecimento diário. Iremos, com a substituição da rede atual, economizar em manutenção”, comenta.
André informou ainda que o Governo do Município esta se movendo na busca de recursos para a execução total da obra. “Até o momento foram utilizados apenas recursos próprios, mas já estamos solicitando junto aos governos Estadual e Federal para que haja a liberação de recursos, visando a substituição de toda a rede amianto”, disse.
Segundo o diretor, a principal dificuldade enfrentada diz respeito aos munícipes, pois nos locais onde está sendo executada a troca da tubulação deve haver a interrupção no abastecimento de água, o que acaba gerando insatisfação nos moradores. “Apesar do incômodo, o serviço se faz necessário, principalmente porque os tubos de cimento amianto estão com sua vida útil ultrapassada”, concluiu.
O prefeito Izair dos Santos Teixeira ressaltou a importância da substituição da rede de abastecimento de água. “É uma obra importantíssima. A população buritamense espera há anos pela troca da rede de amianto por PVC e faremos o possível para atender esse pedido durante nossa administração, trazendo assim economia para o município e também realizando saúde pública, uma vez que há indícios de que o material substituído seja cancerígeno.”
No total serão substituídos 26 mil metros da rede de abastecimento, uma vez que o SAAEMB já executou a troca de 4.900 metros. Para acelerar o trabalho a autarquia adquiriu uma retroescavadeira nova e contratou uma equipe de encanadores para auxiliar no trabalho.