quarta-feira, 30 de setembro de 2009

SAAEMB realiza plantio de mudas em área de preservação ambiental

Uma das preocupações do SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente) é com a preservação das APPs (Área de Preservação Permanente), e na busca para melhorar a qualidade de vida dos munícipes deu-se início ao plantio de várias mudas de diversas espécies.
De acordo com o diretor-executivo, André Luiz Severino da Silva, na Estação de Tratamento de Esgoto foram plantadas 280 mudas, entre elas Eucalipto e Jambolão, afim de conter o vento que pode levar o cheiro da lagoa para outra localidades, também foram plantadas espécies como Caju, Goiaba, Babosa, Aroeira pimenteira, Ingá mirim, Canela parda, Munguba e Oiti, com o intuito de enriquecer a flora local.
Atendendo a legislação ambiental o SAAEMB cercou uma área determinada como de preservação permanente junto à Casa de Bombas e realizou o plantio de 60 mudas nativas, tais como Ingá mirim, Ingá quatro quinas, Sangra d´água, Babosa, Goiaba, Pau formiga, Embaúba, Figueira e Aroeira pimenteira.
“Ter um município mais arborizada é uma das metas para conseguir a certificação do Município Verde Azul. Os números são bons, mas temos projetos para ampliação. Outra preocupação é a recuperação da mata ciliar, já que temos córregos no município e a manutenção deles é essencial para a qualidade de vida da cidade”, explica.
André comentou que o plantio de árvores recupera áreas degradadas, bem como, aumenta a qualidade e quantidade das águas.
“Uma série de ações começam a ser desenvolvidas na cidade para promover a mudança de hábito, seja na destinação do lixo doméstico, no uso racional da água ou no plantio e poda de árvores. Temos recursos naturais, como rios, lagos, córregos e matas nativas, favorecendo a exploração turística, que deve ser feito de maneira sustentável, respeitando os limites dos recursos naturais”, finaliza.