sexta-feira, 29 de abril de 2011

SAAEMB realizará dedetização da rede coletora de esgoto e águas pluviais

O Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Buritama - SAAEMB estará executando nos próximos dias operação de dedetização em toda a rede de esgoto e galeria de água pluvial de todos os bairros da cidade.
De acordo com o Diretor Executivo da autarquia, André Luiz Severino da Silva, o objetivo é combater a proliferação de baratas, ratos, pernilongos entre outros insetos, que são encontrados tanto na rede de esgoto sanitário, quanto na galeria de águas pluviais.
“Estaremos realizando mais uma etapa do trabalho de dedetização das redes de esgoto e águas pluviais. A população deve ficar atenta e devem colaborar para o bom andamento dos trabalhos vedando ralos de banheiro e saídas de águas pluviais. Esse trabalho é de grande importância para a saúde pública do município”, comentou André.
O SAAEMB executa o trabalho de dedetização das redes de esgoto e águas pluviais anualmente e o trabalho trás grandes benefícios à população em geral. “Com o clima quente e seco, ocorre o aumento do número de baratas e outros insetos. Realizamos a dedetização uma vez por ano e utilizamos um método eficiente no controle desses insetos, possibilitando a solução adequada para o problema sem prejudicar o meio ambiente e sem oferecer nenhum risco à saúde da população”, finalizou André.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

SAAEMB dá continuidade à substituição do amianto por PVC da rede de abastecimento de água em Buritama

Depois de substituir a tubulação de vários trechos desgastados das ruas da cidade, o SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama) concluiu mais uma etapa da obra na rua Agostinho Gâmbera, no trecho compreendido entre as ruas General Glicério e Chaim Elias.
De acordo com o diretor-executivo, André Luiz Severino da Silva, a troca da tubulação se faz necessária devido o amianto ser potencialmente cancerígeno. “Há indícios de que o produto retirado é potencialmente cancerígeno. A muitos anos a população de Buritama pede pela substituição da rede de abastecimento público devido à cidade ter casos de câncer acima da média dos outros município. Estamos trabalhando por melhorias na saúde da população, desta e das próximas gerações”, comentou André.
Também informou que a intenção é substituir toda a rede de abastecimento de água do município que seja de amianto por uma nova rede de PVC. “A rede de abastecimento da cidade é antiga, havendo assim vários rompimentos, dificultando o abastecimento diário. Iremos, com a substituição da rede atual, economizar em manutenção”, comenta.
Alguns contratempos com a chuva atrapalharam o andamento da obra, mas agora o SAAEMB pretende intensificar o serviço.
André informou ainda que o Governo do Município esta se movendo na busca de recursos para a execução do recapeamento asfaltico nos locais onde é executada a substituição da rede.
O prefeito Izair dos Santos Teixeira ressaltou a importância da substituição da rede de abastecimento de água. “É uma obra importantíssima. A população buritamense espera há anos pela troca da rede de amianto por PVC e faremos o possível para atender esse pedido durante nossa administração, trazendo assim economia para o município e também realizando saúde pública, uma vez que há indícios de que o material substituído seja cancerígeno. Em todos os trechos que o SAAEMB executar a substituição da rede estaremos finalizando com o recapeamento asfaltico”, finalizou Izair.
No total serão substituídos 26 mil metros da rede de abastecimento, uma vez que o SAAEMB já executou a troca de 7.500 metros. Para acelerar o trabalho a autarquia adquiriu uma retroescavadeira nova e contratou uma equipe de encanadores para auxiliar no trabalho.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

SAAEMB lança “Projeto Reciclagem Digital” para coleta de lixo eletrônico

O SAAEMB - Serviço Autônomo de Água, esgoto e Meio Ambiente do Município de Buritama deu início na última semana a mais uma importante ação em benefício do meio ambiente, “Projeto Reciclagem Digital”, que trata da coleta do lixo eletrônico gerado pela população buritamense. O projeto tem como objetivo tirar de circulação, itens que trazem riscos à saúde e ao meio ambiente quando descartados de forma incorreta. A ação que se deu início no dia 03 de abril necessita da colaboração de toda a população. Para descartar o lixo eletrônico, os moradores poderão levar até a sede do SAAEMB que fica na rua Guilherme Guerbas, n° 894, ao lado do Banco Bradesco. Todo material coletado será encaminhado para uma cooperativa de lixo eletrônica de São José do Rio Preto. De acordo com o Diretor Executivo do SAAEMB, André Luiz Severino da Silva, o projeto Reciclagem Digital é mais uma ação em benefício da melhoria da qualidade de vida da população e vem a somar na busca pela certificação em 2011 do município junto ao Projeto Município Verde Azul. “O lixo eletrônico é potencialmente contaminador, sendo assim, não pode ser descartado de qualquer maneira. Buscamos com isso a colaboração de toda a população de Buritama. Todos poderão fazer a entrega de celulares, baterias de celulares, rádios, computadores, monitores, impressoras, ou seja, todos os materiais eletrônicos que não tenham mais vida útil”, comentou André. Vale lembrar que o Brasil é um dos países que mais geram lixo eletrônico e que Buritama está fazendo a sua parte para a melhoria de qualidade de vida não só nossa, mas de todos no mundo.

SAAEMB cria site oficial para melhor atendimento público

Na página virtual a população terá acesso a relatórios financeiros e de análises da água de abastecimento público

Buscando melhor atendimento à população de Buritama, o SAAEMB - Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente criou na última semana o site oficial da autarquia. Nele a população poderá ter acesso a informações importantes sobre o tratamento da água utilizada para o abastecimento público, bem como, sobre o tratamento do esgoto descartado no dia-a-dia. De acordo com o Diretor Executivo do SAAEMB, André Luiz Severino da Silva, a criação do site faz parte do planejamento implantado pela atual administração municipal. “Buscamos com a implantação do site uma melhor divulgação de campanhas executadas pela autarquia, ao mesmo tempo levar maior transparência para a população, no que diz respeito a contas públicas e relatórios de análises da água”, comentou André. No site a população poderá ter acesso a materiais informativos sobre a qualidade ambiental municipal e projetos de melhoria da qualidade de vida. Outra novidade é a criação do link “onde pagar suas contas”, nele será possível localizar o local mais próximo para quitar suas tarifas de água. O endereço do site é www.saaemb.com.br e em breve os usuários do serviço poderão ter acesso a débitos de conta e até imprimir a segunda via de tarifas atrasadas através da página virtual. “Quero convidar toda a população para acessar e conhecer o site do SAAEMB. A participação de todos é de grande importância para nós. Participe das enquetes e nos envie sugestões pelos e-mails de cada departamento da autarquia, com isso você estará colaborando conosco na busca de um melhor atendimento no dia-a-dia de trabalho. Estaremos buscando, cada vez mais, uma melhor qualidade de vida para toda a população buritamense”, finalizou André.

Acesse: www.saaemb.com.br

SAAEMB realiza estudos no intuito de evitar falta de água em alguns pontos da cidade

Vários trabalhos estão sendo realizados na busca de sanar alguns problemas ocorridos no abastecimento de água em alguns pontos do município de Buritama. Entre as soluções para o problema, seria a implantação de um novo poço na região do bairro Buriti, que teve o antigo problema de abastecimento de água parcialmente resolvido com a reativação do reservatório de água no Núcleo da Cesp, localizado junto à Gleba 11, mas que, com o verão, tem-se o abastecimento comprometido pelo aumento considerável do uso de água no dia-a-dia. O Diretor do SAAEMB, André Luiz Severino da Silva, explica que deverá haver algumas modificações na linha de abastecimento para que tente se evitar a perfuração de um novo poço. “O problema de falta de água na região já existe há vários anos. Conseguimos sanar o problema por algum tempo, mas com a chegada do verão a demanda do uso de água aumenta, impactando assim o uso de maneira geral na região. O reservatório localizado junto à Gleba 11 é abastecido por um poço localizado no Conjunto Habitacional Horácio Goulart, talvez a perfuração de um novo poço exclusivo na região seja necessário”, explicou André. Segundo a assessoria da autarquia, um profundo estudo está sendo realizado e um relatório geofísico deverá apontar a localização adequada de uma possível perfuração de poço artesiano e um levantamento financeiro apontará os gastos necessários para solucionar o problema. O abastecimento de água em Buritama é realizado através de nove reservatórios e a região do bairro Buriti teve no passado o poço artesiano que abastecia o reservatório do local condenado por técnicos químicos da época. “Esses problemas devem ser solucionados o mais breve possível. Estamos buscando a normatização do abastecimento de água na região”, finalizou André.

SAAEMB prepara leitura e emissão simultânea de contas de água

Seguindo a tendência dos grandes centros e visando maior agilidade e segurança para os consumidores, o SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Buritama) está em fase final de testes de um sistema de leitura e emissão automática de contas de água.

A autarquia já executou a compra dos equipamentos utilizados para a realização do serviço. O valor total do investimento é de R$ 7.300,00. Até o final do primeiro semestre de 2011, os três leituristas, que são servidores da própria autarquia, irão percorrer mensalmente as residências, empresas e indústrias de nossa cidade para fazer a leitura e já realizarem a emissão simultânea das contas. Dos quatro conjuntos de equipamentos adquiridos pelo SAAEMB, três serão usados normalmente e um ficará como aparelho reserva, caso apareça alguma problema no decorrer das leituras, a substituição poderá ser feita de forma rápida e sem prejuízo de tempo.

De acordo com o Diretor Executivo do SAAEMB, André Luiz Severino da Silva, esse investimento irá gerar uma grande economia para os cofres públicos, uma vez que não haverá a necessidade de o leiturista ir até o local onde está instalada a ligação de água, efetuar a leitura, voltar ao SAAEMB para emissão da conta e somente após todo este processo, encaminhar a fatura para o contribuinte. “Além disso, haverá mais segurança e transparência para os contribuintes, pois a leitura do consumo mensal de água e a respectiva emissão da conta poderão ser realizadas e informadas na presença dos consumidores”, completou André.